Turmas

 Através de 04 propostas de trabalho (Orquestra de cordas, Orquestra de Sopros, Orquestra infantil e Canto em grupo) o CeMASP inicializa crianças e adultos em 12 cursos, nas áreas instrumental e vocal, ao mesmo tempo que forma grupos artísticos à partir das aulas, para realização de espetáculos internos e externos, de acordo com os estágios e níveis de desenvolvimento, servindo tanto como complemento aos conceitos trabalhados, como para a formação de novas platéias. São eles:

 Orquestra de cordas (à partir dos 10 anos)
 Os cursos de Violino, Viola de arco e Violoncelo para iniciantes são oferecidos em forma de Prática de Orquestra, um sistema revolucionário e eficaz, no qual em duas horas semanais são desenvolvidas noções de percepção (teoria, ritmo, harmonia e história da música), técnica do instrumento e prática de grupo. Cada turma é composta por até 26 violinos, 08 violas e 05 violoncelos. Os alunos não precisam ter conhecimento prévio, nem possuir o instrumento, pois este será fornecido pelo CeMASP na hora da aula. Assim, os alunos só terão contato com o instrumento ao lado do professor, o que garante um total controle das primeiras experiências musicais do estudante. Desde o primeiro dia de aula os alunos estarão em contato com o instrumento e com apenas quatro meses de aula realizam seu primeiro recital.

 Orquestra de sopros (à partir dos 10 anos)
 Os cursos de Flauta transversal, Oboé, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone e Tuba para iniciantes são oferecidos em forma de Prática de Orquestra, um sistema revolucionário e eficaz, no qual em duas horas semanais são desenvolvidas noções de percepção (teoria, ritmo, harmonia e história da música), técnica do instrumento e prática de grupo. Cada turma é composta por 06 Flautas, 01 Oboé, 09 Clarinetas, 04 Saxofones, 03 Trompetes, 03 Trompas, 03 Trombones e 01 Tuba. Os alunos não precisam ter conhecimento prévio, nem possuir o instrumento, pois este será fornecido pelo CeMASP na hora da aula. Assim, os alunos só terão contato com o instrumento ao lado do professor, o que garante um total controle das primeiras experiências musicais do estudante. Desde o primeiro dia de aula os alunos estarão em contato com o instrumento e com apenas quatro meses de aula realizam seu primeiro recital.

 Orquestra infantil (04-09 anos)
 Na Orquestra Infantil, a criança desenvolve toda sua potencialidade criativa, conhecendo as quatro diferentes áreas musicais (sopros, percussão, voz e cordas). Além do desenvolvimento específico de cada área, o curso promove a interação das mesmas através da prática de orquestra e côro. Ao final do curso, o profissional poderá orientar com segurança aos pais em qual área seu filho demonstrou melhor aptidão. Assim, garantimos uma educação segura e bem direcionada.
  Os participantes tem quatro estágios de aprendizado, divididos em duas faixas etárias (04-06 e 07-09): Sopros (flauta doce) – conceitos da família das madeiras e metais são abordados através da flauta doce;
Percussão(bandinha rítmica) – contato com instrumentos diferentes, aprendendo as diferenças timbrísticas;
Cordas (mini violinos) – violinos de vários tamanhos (1/8,1/4,1/2 e ¾) usados na composição de uma camerata;
Voz (coro cênico) – os participantes realizam uma opereta, cantando e representando personagens.

 Canto em grupo (à partir dos 13 anos)
 Técnica Vocal

Relaxamento corporal, exercícios de respiração, desenvolvimento do diafragma, vocalises, voz de apoio, empostação vocal, dicção, articulação, interpretação e performance de palco são alguns dos temas estudados pelos alunos de Técnica Vocal. Além disso, noções de percepção (teoria, ritmo, harmonia e história da música) e prática de grupo são desenvolvidas em duas horas semanais. À partir das aulas, diferentes formações são trabalhadas, desde o grande Côro até solos.

 

 

 

 

 

 

 

by ZonaLesteComercio