A série “Dinâmica Musical” é o programa pedagógico exclusivo do CeMASP para matriz curricular de ARTE do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), especializada nos PCNs de música. De forma imersiva, cada ano uma família musical diferente é estudada, junto à história de quatro compositores (dois eruditos, um de trilhas sonoras e um brasileiro), um
DINÂMICA MUSICAL
Dinâmica Musical
instrumento reciclável e as técnicas básicas de um instrumento real (violino, flauta doce, ukulele, escaleta e instrumentos de percussão). A série oferece um instrumento por aluno, livros ilustrados, tarefas divertidas, videoaulas, jogos de memorização, músicas para estudo, dinâmicas de grupo, olimpíadas e até formatura com prêmios.
Jogos e Dinâmicas
Tendo como base de ensino a “dinâmica da recreação”, as aulas são altamente motivacionais e divididas em três partes interligadas pelo tema da lição. Cada aula apresenta um vídeo personalizado, um momento prático com o instrumento e um jogo divertido com o
propósito de potencializar os resultados. Através de 31 jogos diferentes, agrupados conforme os resultados esperados e aplicados em diferentes níveis (conforme a faixa etária), os alunos aprendem de forma lúdica. Conheça abaixo as 6 categorias de jogos:
Jogos com a capacidade de maximizar a memorização de elementos técnicos ou históricos dos instrumentos e compositores estudados. São eles: “Montando o Instrumento”, “Memória”, “Quebra-Cabeça”, “Quem Sou?”, “No Lugar Certo” e “Monte o Par".
Jogos cujo objetivo é desenvolver a coordenação motora e a destreza, elementos importantes para a evolução da prática instrumental. Apesar de sua essência ser uma atividade física, cada jogo é ambientado dentro do enredo da lição vigente. São eles: “Futebol Arte”, “Tênis”, “Basquete” e “Veneno".
Como a proposta da série é a “iniciação musical”, a notação (leitura/escrita de notas) é vista de forma simplificada, apenas como uma base para um futuro curso de formação. Dentro dessa ideia, três jogos específicos são trabalhados: “Dominó Musical”, “Bambolês das Notas” e “Quadro Magnético".
Jogos usados com a intenção de explorar os quatro elementos do som: Altura (agudo X grave), Duração (longo X curto), Intensidade (forte X fraco) e Timbre (características distintivas). São eles: “Vivo ou Morto”, “Trilha Sonora”, “Quartel General” e “Que Som é Esse?"
As atividades necessárias para composição da nota do aluno são feitas em forma de jogos divertidos e agradáveis, tanto para o momento da aula, quanto para casa. São eles: “Mensagem Secreta”, “Pescaria”, “Detetive”, “Arte Livre”, Paleta de Artista”, “Ligue os Pontos”, “Labirinto Musical”, “Ache as Palavras”, "Localize no Mapa”, “Palavras Cruzadas”, “Minha História” e outros.
Jogos mistos (físicos + virtuais) usados em datas específicas, anunciados previamente com o objetivo de gerar expectativa nas aulas. São eles: “Caça ao Tesouro”, “Roleta Maluca”, “Compositores” e “Imagem e Ação".