DINÂMICA MUSICAL

 

Dinâmica Musical

A série “Dinâmica Musical” é o programa pedagógico exclusivo do CeMASP para matriz curricular de ARTE do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), especializada nos PCNs de música. De forma imersiva, cada ano uma família musical diferente é estudada, junto à história de quatro compositores (dois eruditos, um de trilhas sonoras e um brasileiro), um

instrumento reciclável e as técnicas básicas de um instrumento real (violino, flauta doce, ukulele, escaleta e instrumentos de percussão). A série oferece um instrumento por aluno, livros ilustrados, tarefas divertidas, videoaulas, jogos de memorização, músicas para estudo, dinâmicas de grupo, olimpíadas e até formatura com prêmios.

 

Cordas Dedilhadas
 
Os alunos  conhecem instrumentos populares, instrumentos regionais e instrumentos antigos; aprendem a história de quatro compositores, montam um instrumento criativo chamado “Citarita” e aprendem as técnicas básicas da família em um Ukulele que os acompanhará em todas as aulas.
 

 

Cordas Friccionadas
 
Os  alunos conhecem instrumentos orquestrais tradicionais, instrumentos exóticos, formações instrumentais típicas bem como a grande orquestra; aprendem a história de quatro compositores, montam um instrumento criativo chamado “Violinito” e aprendem as técnicas básicas da família em um Violino que os acompanhará em todas as aulas.
 

 

 
Sopros de Madeira
 
Os alunos conhecem instrumentos de orifícios, instrumentos de palheta simples e instrumentos de palhetas duplas; aprendem a história de quatro compositores, montam um instrumento criativo chamado “Flautita” e aprendem as técnicas básicas da família em um Flauta Doce que os acompanhará tanto nas aulas, como em casa.
 

 

Percussão
 
Os alunos conhecem diferentes categorias como chocalhos, metais, madeiras, membranas e afinados; aprendem a história de quatro compositores, montam um instrumento criativo chamado “Ganzarito” e aprendem as técnicas básicas da família em sete instrumentos diferentes (ganzá, maraca, triângulo, clave, caixa, pandeiro e metalofone).
 

 

Teclas
 
Os alunos conhecem instrumentos de teclas conforme suas classificações (aerofones, eletrofones, cordofones e idiofones), aprendem a história de quatro compositores, montam um instrumento criativo com água colorida e copos chamado “Pianito” e aprendem as técnicas básicas da família em uma Escaleta que os acompanhará em todas as aulas.
 

 

 

 

Jogos e Dinâmicas

Tendo como base de ensino a  “dinâmica da recreação”, as aulas são altamente motivacionais e divididas em três partes interligadas pelo tema da lição. Cada aula apresenta um vídeo personalizado, um momento prático com o instrumento e um jogo divertido com o 

propósito de potencializar os resultados. Através de 31 jogos diferentes, agrupados conforme os resultados esperados e aplicados em diferentes níveis (conforme a faixa etária), os alunos aprendem de forma lúdica. Conheça abaixo as 6 categorias de jogos:

 

Conteúdo


Jogos com a capacidade de maximizar a memorização de elementos técnicos ou históricos dos instrumentos e compositores estudados. São eles: “Montando o Instrumento”, “Memória”, “Quebra-Cabeça”, “Quem Sou?”, “No Lugar Certo” e “Monte o Par".

Motricidade


Jogos  cujo objetivo é desenvolver a coordenação motora e a destreza, elementos importantes para a evolução da prática instrumental. Apesar de sua essência ser uma atividade física, cada jogo é ambientado dentro do enredo da lição vigente. São eles: “Futebol Arte”, “Tênis”, “Basquete” e “Veneno".

Notação


Como a proposta da série é a “iniciação musical”, a notação (leitura/escrita de notas) é vista de forma simplificada, apenas como uma base para um futuro curso de formação. Dentro dessa ideia, três jogos específicos são trabalhados: “Dominó Musical”, “Bambolês das Notas” e “Quadro Magnético".

Percepção


Jogos usados com a intenção de explorar os quatro elementos do som: Altura (agudo X grave), Duração (longo X curto), Intensidade (forte X fraco) e Timbre (características distintivas). São eles: “Vivo ou Morto”, “Trilha Sonora”, “Quartel General” e “Que Som é Esse?" 

Tarefas

As atividades necessárias para composição da nota do aluno são feitas em forma de jogos divertidos e agradáveis, tanto para o momento da aula, quanto para casa. São eles: “Mensagem Secreta”, “Pescaria”, “Detetive”, “Arte Livre”, Paleta de Artista”, “Ligue os Pontos”, “Labirinto Musical”, “Ache as Palavras”, "Localize no Mapa”, “Palavras Cruzadas”, “Minha História” e outros.

 

 

Especiais 


Jogos mistos (físicos + virtuais) usados em datas específicas, anunciados previamente com o objetivo de gerar expectativa nas aulas. São eles: “Caça ao Tesouro”, “Roleta Maluca”, “Compositores” e “Imagem e Ação".