Sopros: Madeiras
Família
Neste módulo, os alunos conhecem três instrumentos de orifícios (flauta doce, flauta transversal e flautim), três de palhetas simples (clarinete, clarone e saxofone) e três de palhetas duplas (oboé, corne inglês e fagote). Aprendem a história de dois compositores eruditos (Wolfgang Mozart e Piotr Tchaikovsky), um de trilhas sonoras (Henry Mancini) e um brasileiro (Ernesto Nazareth).
Flauta
Para explorar a técnica dessa família musical, cada aluno recebe uma flauta doce soprano, tanto para uso nas aulas, quanto para estudo em casa. Elementos como postura, respiração, embocadura, intensidade e digitação (posicionamento dos dedos) são abordados na preparação de peças musicais adequadas ao momento pedagógico de cada turma, conforme a faixa etária.
Reciclável / Happy Day
Em cumprimento aos PCNs (parâmetros curriculares nacionais) para as aulas de música, os alunos aprendem a construir um instrumento reciclável com objetos do dia a dia. A “Flautita” (palitos de sorvete e canudos de milk-shake) é construída no “Happy Day”, dia especial no qual os alunos relembram vários elementos estudados no módulo através de um divertido “Caça ao Tesouro” interativo.
Ensaio / Recital
E ao final do módulo, após meses de imersão na família dos Sopros de Madeira, os alunos participam de uma bela formatura para demonstrar os conceitos técnicos aprendidos, apresentar a expansão do seu conhecimento através de vídeos personalizados e receber um certificado de conclusão do módulo junto a uma premiação especial.