Ricardo Guimarães
Ricardo Guimarães
Bacharel em teologia pelo UNASP-EC estudou composição e regência na FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado), regência orquestral na antiga ULM (Universidade Livre de Música), regência russa com Sérgio Chnee, técnica pianística com Paulo Gazzaneo e técnica vocal com os professores Juvenal Ferreira e Magali Mussi.
Foi cantor do Coral do Estado de São Paulo, regente da Orquestra Jovem do CeMASP, regente da Banda Sinfônica dos Desbravadores e professor de ética e ensino religioso em diversos colégios paulistas.
Mentor e presidente do CeMASP desde 2001 foi diretor artístico de todos os grupos jovens e profissionais da instituição. Criador do programa “Encontro de Orquestras” (2009) e “Jovens Talentos (2012) desenvolveu nos últimos anos a série “Dinâmica Musical” produzindo para a mesma toda infraestrutura responsável pela educação de milhares de alunos.
Como compositor é autor da maioria das músicas da série Dinâmica Musical, das aberturas para OJC (Orquestra Jovem CeMASP), de obras coreográficas para os desbravadores como “Nossa História” e “Mesmo Ideal” e de obras sacras como “Deus Sempre Vê”, “Voz do Deserto”, “Jesus Fonte de Vida” e "Tempo de Angústia".
Tema Dedilhadas
Música criada em 2016 exclusivamente para demonstrar o que os alunos desenvolveram no decorrer do módulo “Cordas Dedilhadas” através das técnicas básicas do ukulele e da história e curiosidades de instrumentos como o violão, guitarra, baixo, harpa, alaúde, banjo e viola. A obra tem em sua abertura e parte final coreografias que lembram aos alunos o estilo “havaiano” do ukulele.
Tema Percussão
Música criada em 2019 exclusivamente para demonstrar o que os alunos desenvolveram no decorrer do módulo “Instrumentos de Percussão” através dos 6 instrumentos aprendidos (chocalhos, triângulo, claves, caixa, pandeiro e metalofone) e dos conceitos de figuras rítmicas trabalhadas. Através de perguntas e respostas musicais, os alunos demonstram o conceito dos diferentes “naipes” aprendidos.
Nossa História
Música escrita e coreografada para representar os ideais dos desbravadores, o significado das cores de sua bandeira, seu alvo, seu objetivo suas múltiplas tarefas, as diferentes profissões ensinadas e suas 8 leis. A mesma foi criada em 2007 e apresentada originalmente pelo Clube de Desbravadores “Leopardos Azuis” na IASD Vila Rio Branco no ano de sua criação. Oficialmente foi apresentada ao mundo dos desbravadores em 2012, no VI Campori da UCB “Grito da Vitória”.
Mesmo Ideal
Música escrita e coreografada para traçar um paralelo entre a história dos desbravadores, suas estruturas de acampamentos e seus respectivos líderes com a história do povo de Israel, sua jornada pelo deserto, seus ideais e seu líder. A obra foi interpretada originalmente pelo Clube de Desbravadores “Leopardos Azuis” em 2017, na abertura do VII Campori da UCB “Um Chamado de Coragem”.
Deus Sempre Vê
Obra escrita para a série PERSPECTIVA e interpretada pelo Vocal CeMASP. Conta sobre as duras provações da vida, sob a perspectiva de Jó, um homem “íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal”, segundo as qualificações do próprio Senhor. A obra demonstra como este encontrou força na esperança de que, a despeito das incompreensões do sofrimento, o Senhor “tudo vê” e que por fim “todo o olho O verá”.
Voz no Deserto
Obra escrita para a série PERSPECTIVA e interpretada pelo Vocal CeMASP. Conta a história de João, o Batista, um homem simples, primo de Jesus e seis meses mais velho que Ele. De todas as missões já concedidas a mortais nenhuma superou a que lhe foi dada: preparar o caminho para a chegada do Messias. Esta missão, contudo, exigiu dele renúncia, solidão e lhe proporcionou uma vida curta. Ainda assim, o senso de missão cumprida, lhe trouxe a alegria necessária.
Uma Verdade
Com o propósito de demonstrar a importância da busca pessoal e incansável pela “verdade”, a música traça a história do povo de Deus sob o prisma de que o Senhor sempre teve um remanescente, mesmo nos dias mais sombrios da história, a manter a chama da verdade acesa. Em seu ápice estrutural, a obra diz que “reis e governos podem passar...mas nossa fé nos susterá, afinal, temos uma verdade só”.
É Só Confiar
Esta obra ainda em produção relata a história de um personagem icônico da história judaica (rei Ezequias) e como sua relação de fidelidade ao Senhor trouxe inspiração, força e por fim, a vitória a todo um povo que esmorecia perante o poder esmagador de seu inimigo. Traça também um paralelo com os dias atuais e reforça o conceito aprendido de que “nos momentos mais difíceis é que que Deus pode ajudar!”