INSTITUIÇÃO

 

CeMASP - Centro Musical de São Paulo 

CeMASP é uma Associação Civil, de cunho artístico, cultural, educacional e unificador dos profissionais e interessados na área da música, entidade esta sem fins lucrativos, especializada em educação e desenvolvimento musical de crianças, jovens e adultos há cerca de 20 anos. Além da formação pedagógica,

o CeMASP promove palestras, eventos e concursos. Presta consultoria para criação e desenvolvimento de grupos instrumentais e vocais, organizando sua parte técnica, administrativa e artística. Para consecução de todas essas atividades estabelece parcerias com instituições que incentivam esse processo.

 

O Início

Atualmente com escritório no bairro da Vila Rio Branco, na zona leste de São Paulo, o CeMASP teve seu início em 2001 na zona norte, em Tucuruvi. Teve em sua criação consultores como o maestro João Maurício Galindo, o maestro Emiliano Patarra e o professor e pianista Paulo Gazzaneo. Ganhou sua personalidade jurídica em abril de 2004 e à partir de então tem educado milhares de alunos no processo musical.

 

O Fundador

Seu mentor, Ricardo Guimarães é teólogo, músico e professor. Em 1998, acompanhado de jovens idealistas (Robson Sobral, Rafael Mazarin, Luiz Fernando, Gabriel Nóbrega, Paulo Lima, Carlos André Luz) e de músicos reconhecidos como Moisés Maciel e Emiliano Patarra, o conceito tomou forma e em 2001, após eventos parceiros com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, o CeMASP inaugurou seu programa de aulas, sua própria orquestra e grupo vocal.

MAIS DETALHES

 

 

 

Conservatórios Móveis

Durante mais de 10 anos, o CeMASP ofereceu cursos dos segmentos musicais mais procurados em instituições parceiras mobilizando toda uma infraestrutura para dentro da mesma. Instrumentos, caixas amplificadas, lousas com pauta, jogos interativos e diversos acessórios eram disponibilizados para atender aos cursos de violão, guitarra, baixo elétrico, bateria, piano, canto, teclado, violino, viola de arco, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone e musicalização infantil.

 

 

 

Visitas Culturais

Para enriquecer o repertório acadêmico de seus alunos, o CeMASP promovia a cada ano diversas saídas programadas de todos os seus pólos de ensino para as mais variadas salas de concerto. Assim, além do repertório eclético e da diversidade de formações instrumentais, os alunos tinham contato com espaços como a Sala São Paulo, Teatro Municipal de SP, Teatro São Pedro, Memorial da América Latina, SESC, Sala Olido, Centro Cultural de São Paulo e outros.

 

 

 

Encontro de Orquestras

Em 2008, o CeMASP desenvolveu um programa de formação de orquestras em igrejas. Através dessa iniciativa mais de 1.200 pessoas se envolveram com a prática orquestral, mais de 30 comunidades distintas iniciaram a formação de sua própria orquestra e para comemorar essa inciativa, no dia 02 de agosto de 2009 centenas de alunos se reuniram para uma celebração.

 

 

 

Jovens Talentos

Para incentivar a excelência no crescimento pessoal, o CeMASP desenvolveu em 2012 a primeira versão do concurso “Jovens Talentos”. No decorrer da competição, cerca de 200 candidatos se prepararam para a fase eliminatória e destes, 22 se classificaram em 6 categorias: Dedilhadas, Teclas, Sopros, Friccionadas, Canto e Percussão. Entre os múltiplos prêmios estava a oportunidade de gravação profissional de um single ao grande vencedor.

 

 

 

Concertos de Temporada

Para preencher as lacunas das férias escolares (julho e dezembro), o CeMASP promovia eventos acadêmicos com seus grupos jovens e profissionais. Assim, tanto alunos e pais tinham a oportunidade de desfrutar a cada semestre de um evento bem produzido, com repertório novo, como os alunos mais avançados tinham a oportunidade de apresentar seus estudos mais adiantados.

 

 

 

Concertos de Natal

Ao final de cada ano, o CeMASP em parceria com outras instituições e grupos musicais promovia concertos natalinos em shoppings, teatros, igrejas, colégios e hospitais. Sob a liderança do maestro Moisés Maciel e um grupo de quase 180 pessoas envolvidas, os concertos tinham a participação da Orquestra Jovem do CeMASP, do Coral Jovem e Infanto-Juvenil da Igreja Adventista da Penha além de músicos convidados.

 

 

 

Orquestra Jovem

Para atender a demanda de alunos mais avançados, em 2009 foi criada a Orquestra Jovem CeMASP. Cerca de 100 componentes fizeram parte da primeira versão. A OJC perdurou por cerca de 8 anos, a maior parte do tempo sob a batuta do maestro Moisés Maciel e direção artística de seu mentor, Ricardo Guimarães, mas teve também à sua frente outros nomes como o maestro Gilberto Apolinário. Alguns de seus participantes hoje permeiam o cenário cultural de São Paulo.

 

 

 

Ministério de Louvor

Voltado para sua vertente cristã, o MLC (Ministério de Louvor do CeMASP) foi criado com o propósito de demonstrar nas mais diversas comunidades como potencializar a adoração coletiva. Para tal feito, manteve ativo por anos um grupo vocal que, acompanhado pela OJC (Orquestra Jovem CeMASP) e o VC (Vocal CeMASP) viajaram por centenas de igrejas motivando suas comunidades a desenvolver trabalhos similares.

 

 

 

Grupos Profissionais

Para atender aos diversos eventos corporativos, casamentos, formaturas e outros, o CeMASP criou algumas formações musicais profissionais com as quais atendia ao público. Entre esses grupos, destaque para o Quarteto de Cordas CeMASP que teve em suas diversas formações grandes músicos do cenário paulista e participou de eventos com personalidades do mundo business e dos esportes.